segunda-feira, 7 de maio de 2012

Educação para a Higiene


A educação do Yorkie ás vezes é dificuldade pelo feitio obstinado, eu tenho 4, lido diariamente com esse problema.
Por isso tive que descobrir algumas ajudas. Os  meus meninos têm uma zona em casa, na qual estão autorizados a fazer as suas necessidades. É uma espécie de caixa aberta onde se aplicam ‘fraldas’ absorventes. Não deixa haver cheiros, e é óptimo para quem trabalha e não pode levar os pequenos à rua durante várias horas. No  Entanto habitua-los a ir lá é o mais complicado.
Existem produtos no mercado que pelo cheiro indicam onde devem ou não fazer. Eu uso o Spray de Treino da marca Mascotes, Compro com facilidade no Jumbo, ou em algumas lojas de animais aqui da zona. Existem um Spray repelente  para os sítios onde não devem fazer as necessidades e um spray de incentivo para o sitio onde é correcto que sejam feitas.
Em alternativa descobri que o vinagre é um bom repelente (lavar o chão com algumas gotas pode ajudar), enquanto que o Amoníaco (Sonazol etc) está proibido porque para eles é semelhante ao cheiro da urina (segunda a veterinária), e isso pode induzir a fazer mais.

É fundamental a atitude dos donos. Uma  repreensão na altura é fundamental. É necessário mostrar onde está o erro, ralhar e levar ao sitio certo. Em Situações extremas (não sendo adepta de violência), opto pelo rolo de jornal, não doí mas faz barulho – usar a mão para bater ou assustar pode levar o animal a ter medo da mão. É desnecessário.
Não menos importante é a compensação quando o cachorro faz as coisas bem feitas. Um biscoito dos preferidos, uma festa e uma palavra amiga, ajudam o cão a perceber que tudo de bom acontece quando ele se porta bem.

Nota: Os spray acima referidos também serve se o cachorro tiver o habito de roer moveis.

Tânia O. Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário